terça-feira, 7 de abril de 2009

Os patrimônios da humanidade que correm o risco de desaparecer

O planeta está repleto de lugares paradisíacos e cheios de história, ou seja, verdadeiros patrimônios da humanidade. Mas, devido a atidudes irracionais, corremos o risco de perder várias dessas preciosidades.

Machu Picchu
A principal ruína inca do mundo fica nas montanhas do Peru: são pátios, casas e templos, erguidos há cinco séculos com pedras de até 50 toneladas. Por dia, mais de 2 500 pessoas visitam o local, o que agrava os deslizamentos de terra e deteriora as ruínas. Para continuar existindo – e sair da lista dos 100 monumentos que mais correm risco no mundo –, Machu Picchu precisa de turismo sustentável.


Veneza
A cidade mais poética do mundo vem perdendo a luta contra o elemento que a torna especial: a água. Seus célebres canais, que surgiram entre 3 mil e 6 mil anos atrás, têm se enchido com frequência cada vez maior, o que faz com que o Adriático invada residências, igrejas e lojas. É possível que, nos próximos anos, ver a Piazza San Marco inundada deixe de ser uma exceção – para virar a regra.

Tuvalu
Composto por nove pequenas ilhas do Pacífico, o país pode se orgulhar de sua beleza, mas não da altitude de seus planaltos: o ponto culminante de Tuvalu fica meros 4 metros acima do nível do mar. Nos próximos 50 anos, o oceano deve subir 1 metro, o que deixará a maior parte do território tuvaluano submerso. A água salgada já está invadindo vilas e fazendo com que a população fuja para a Nova Zelândia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário