quarta-feira, 22 de abril de 2009

Museu Rodin expõe principais obras do mestre em Paris


A inauguração oficial do ano da França no Brasil ocorre nesta terça-feira. Com ela, abrem-se as portas para diversas homenagens à cultura francesa em terras brasileiras. Uma delas, a exposição de 22 esculturas de Auguste Rodin (1840 - 1917), acontecerá em São Paulo e em Belo Horizonte no segundo semestre. Para quem não suportar a espera ou não se contentar com as poucas peças, fica a dica: mais de 6.500 esculturas do mestre estão no museu que leva seu nome, no centro de Paris.

O Musée Rodin na esquina da rua de Varenne e do Boulevard des Invalides, funciona nas instalações do antigo Hotel Biron, um casarão construído em 1730 no centro de um imenso jardim. Fascinado pelo local, que não teve a oportunidade de visitar inaugurado, o escultor doou toda sua obra ao Estado francês em 1916, sob a condição de que o museu seria organizado no hotel.


A exposição vai além das esculturas de bronze, gesso, terra cozida, mármore e outros materiais trabalhados por Rodin. Também integram o acervo pinturas e desenhos realizados por ele, fotografias de sua vida privada, correspondências e recortes que fez de artigos de jornal que o mencionavam.

Museu Rodin: a entrada principal fica no número 79 da Rue de Varenne. O ingresso para visitar apenas o jardim custa 1 euro e para o museu 6 euros. Mais informações, no site www.musee-rodin.fr (disponível em francês ou inglês). A programação do ano da França no Brasil está na página http://anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário