quarta-feira, 13 de julho de 2011

Dia Mundial do Rock



Hoje, dia 13 de julho é comemorado o Dia Mundial do Rock, e a Connection Line vai dar dicas de viagens e intercâmbio para países onde o Rock fez a sua história!


Estados Unidos

Os EUA são o berço do Rock! Surgiu no final dos anos 40 e começo dos anos 50. Artistas como Chuck Berry, Bill Halley, Little Richard, Jerry Lee Lewis, e claro o Rei, Elvis Presley, foram os primeiros que popularizaram o estilo musical. Nos anos 60, Beach Boys, Bob Dylan, Jimmy Hendrix, Janis Joplin e The Doors fizeram sucesso.

O Punk teve força no país graças aos Ramones e toda sua geração dos anos 70 que se apresentava no lendário CBGBs em NY . O Hard Rock e o Heavy Metal também tiveram nos EUA alguns de seus principais nomes como Metallica, Kiss, Aerosmith, Van Halen, Bon Jovi e Guns 'n' Roses. Já no final dos anos 80 e começo dos anos 90, surge o Grunge em Seatlle, que capitaneado por Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains, Mudhoney e Soundgardem mudaram para sempre a cara do Rock!

Nos anos 90 e 00, bandas de punk-pop e skate-punk também fizeram sucesso na terra do tio Sam, como Green Day, Offspring, Limp Bizkitt, Blink 182 e outras. E também no início dos anos 00, a cidade de Nova York gerou o boom do novo rock, depois do pop dominar as paradas por décadas, graças aos Strokes, Yeah Yeah Yeahs, Raputre, LCD Soundsystem, assim como a origem do disco-punk - rock para a pista de dança.

Principais cidades musicais dos EUA: Nova York, Los Angeles, San Diego, Seattle, Washington, Memphis e Cleveland (onde surgiu o nome rock 'n' roll e existe o Rock 'n' Roll Hall of Fame)


Reino Unido

Com certeza falar sobre o Reino Undido é falar sobre a história do Rock. Da terra da rainha vieram alguns dos artistas mais importantes do mundo. Desde Beatles e Rolling Stones, passando por The Who, Pinky Floyd, Led Zeppelin, Iron Maiden, Black Sabbath, além de dar origem a diversas vertentes do rock como o punk com os Sex Pistols e Clash, o pós-punk com Joy Division, The Smiths e The Cure, o brit-pop com Oasis, Blur, Pulp e Suede e o indie-rock desse novo século com bandas como Radiohead, Libertines, Arctic Monkeys, Interpol, Bloc Party e Kaiser chiefs.

Isso sem falar do U2, uma das maiores bandas do planeta que é irlandesa e os escoceses do Franz Ferdinand.

Principais cidades musicas de UK: Londres, Liverpool, Manchester, Birmingham, Brixton, Sheffield, Oxford, Dublin e Glasgow.


Austrália

Lá do outro lado do mundo, a terra do cangurus também tem sua parcela de importância na história do Rock. Com toda certeza uma das principais bandas de Rock do mundo vêm de lá, o AC/DC dos irmãos Angus e Malcom Young, donos do 2º disco mais vendido de todos os tempos: "Back in Black". Mas não é só pelo AC/DC que a a Austrália é conhecida. Outras bandas colocam a ilha na mapa musical como INXS, Men at Work, Midnight Oil, Nick Cave and the Bad seeds, Savage Garden e Silverchair que fizeram sucesso nos anos 90 e The Vines e Jet nos anos 00. E também nessa nova década, a Austrália está bem representada por bandas que misturam o rock com a música eletrônica como Cut Copy, Bag Raiders e Midnight Juggernaut.

Principais cidades musicais da Austrália: Sydney, Melbourne, Brisbaine e New Castle.


Canadá

Os ganhadores do último Grammy de álbum do ano são do Canadá, a banda indie Arcade Fire. Mas o Canadá também possui representantes de peso no mundo do rock, como o Rush, com seu rock progressivo (lembra do tema de abertura da série do McGayver aqui no Brasil?), Steppenwolf do clássico "Born to Be wild", Anvil, D.O.A., o pop-rock do Simple Plan e Nickleback, os indies Hot Hot Heat, Tokyo Police Club e Broken Social Scene e bandas disco-punk como Death From Above 1979, Dragonette e Crystal Castles.

Principais cidades musicais do Canadá: Toronto, Vancouver e Montreal


Europa

Outros países da Europa também são celeiros do rock mundial em suas mais variadas vertentes como heavy metal, melódico, indie e disco-punk . Podemos citar a Alemanha, com bandas como Helloween, Scorpions, Blind Guardian, Rammstein, The Whitest Boy Alive e Tokyo Hotel. Há muito rock na Escandinávia como na Suécia com Hellacopters, The Hives e Peter Born and John, na Dinamarca como Datarock, The Raveonettes e na Finlândia como Nightwish. Na França temos o Phoenix e na Bégica o Front 242 e Vive La Fête.

E a Connection Line tem um pacote especial para você que quer viver a experiência cultural do Rock, viajanda de férias, estudando ou trabalhando em alguns desses países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário